Proposta de trabalho

Projeto: É um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados. (PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984).

Programa: Instrumento de organização da atuação governamental, que articula um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores, visando a solução de um problema, atendimento de necessidade ou demanda da sociedade, ou aproveitamento de oportunidade. (lua.planejamento.sp.gov.br/doc/manuais/epa/Conceitos_Basicos_LDO_2013.pdf).

Ação: capacidade, possibilidade de executar alguma coisa (Houaiss). No contexto da saúde coletiva, as ações profissionais se pautam na união de saberes e fazeres para a realização de intervenções específicas tanto nos aspectos individuais quanto coletivos (MERHY, 1997).

Plano de ação: Um plano de ação é uma forma organizada para, a partir da eleição de um problema, definir objetivos para enfrentar o problema e suas respectivas metas. Importante contemplar as atividades que devem ser realizadas, os responsáveis pelas mesmas, os recursos financeiros e materiais necessários e, essencial, estabelecer indicadores de monitoramento e avaliação para acompanhar a execução do plano.